Sua empresa tem negócios de importação ou exportação para ou da China? Então fique atento!

Se você tem alguma carga para importar ou exportar para a China, é preciso se programar. Isso porque de 1 a 8 de outubro haverá o tradicional feriado prolongado conhecido como “Golden Week”. 

Durante os sete dias da “semana de ouro”, empresas, lojas e estabelecimentos comerciais fecham as portas e os trabalhadores tiram folga, causando impactos no comércio exterior do país e afetando, principalmente, importadores.

Esta data tão especial é um dos maiores e mais importantes eventos realizados no país e marca a vitória do povo chinês, junto ao partido comunista da China, na guerra da libertação.

Antecipe seu embarque com a Amazon FF

Redução de capacidade em alguns serviços, cancelamento de escalas de alguns navios e uma leve retomada no volume de importações para o Brasil são as principais razões para programar e até mesmo antecipar o embarque de mercadorias da China. 

Para evitar surpresas nesta fase do ano, é imprescindível programar suas cargas. Com base nos anos anteriores, o período de normalização dos serviços logísticos dura, aproximadamente, de 2 a 3 semanas, podendo se estender conforme o volume de carga nos portos.

Assim como as empresas, durante a “Golden Week” os transportadores e os armadores trabalham apenas em regime de plantão. Para serviços marítimos e aéreos, a lógica da suspensão das atividades é a mesma. Já no modal aéreo toda a operação será paralisada, mas as cargas já liberadas embarcam conforme programação.

Navios estão com ocupação na faixa dos 90%

Conforme reportagem do Jornal Valor Econômico, as empresas ficaram muito tempo sem importar. Não só por conta da pandemia, mas também pela incerteza cambial. Embora ainda haja incertezas para o longo prazo, o cenário para o segundo semestre é de recuperação. Hoje, o número de navios que chegam à costa brasileira com contêineres voltou ao normal e o preço do frete em rotas importantes, como a Ásia-Brasil, está em alta, diante da maior demanda.

Além disso, o período de agosto a outubro é tradicionalmente forte para importações, por conta dos feriados de fim de ano, como Black Friday e Natal. Assim, o mês de setembro será decisivo para traçar um cenário futuro.