Neste ano, em fevereiro, teremos duas datas que impactam diretamente a logística internacional: Na China, o Ano Novo Chinês, que se estende do dia 12/02 até o dia 19/02, e, no Brasil, o Carnaval no dia 15/02. Ambos os países param nesse período, impactando diretamente na movimentação das operações de importação e exportação.

Na China, durante o Ano Novo, as fábricas param por até 15 dias, pois os trabalhadores retornam às suas casas para comemorar a data junto às suas famílias, impactando assim a produção e a logística do país. Os embarques, marítimos e aéreos, sofrem com a paralisação dos serviços logísticos, tanto o transporte terrestre de mercadorias quanto os portos e aeroportos. Assim, quem importa, poderá sofrer não só com problemas de espaço, mas também é comum observarmos a demora na confirmação dos bookings e a “rolagem” de cargas nas semanas subsequentes.

Neste ano, o Carnaval brasileiro coincidirá com o Ano Novo Chinês, impactando diretamente o cenário da logística nacional. Por isso, caso ainda não tenha planejado sua importação, o conselho é de que mantenha seus embarques previamente programados, garantindo o booking e preparando-o para que não haja atrasos ou qualquer tipo de contratempo nos seus embarques.

Converse conosco para avaliar qual a melhor solução para a sua operação durante esse período.