Após os imensos impactos causados pela pandemia de Coronavírus em todo mundo, o Comércio Exterior está em retomada com oportunidades de responder à alta demanda e conquistar ganhos promissores. Contudo, empresas do setor são unânimes em afirmar que, para que isso aconteça de uma forma mais consistente, é necessário que haja a simplificação do Comércio Exterior. Desta forma, é possível fugir do excesso de burocracia como um problema histórico desse ramo de atuação.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a soma das exportações e importações teve um crescimento de 20,6% no primeiro trimestre de 2021. Mas, sabemos que esses números podem ser ainda melhores com a simplificação do Comércio Exterior.

Medidas para Simplificação do Comércio Exterior

Uma série de medidas vêm sendo adotadas pelo Governo Federal para modernizar, simplificar e desburocratizar a importação e exportação de serviços e produtos. Um dos objetivos principais é estimular o desenvolvimento econômico e fazer com que o Brasil tenha mais credibilidade internacionalmente.

Paralelo a esse movimento, é muito importante que as companhias também estejam engajadas em medidas para a simplificação do Comércio Exterior. Entre elas, estão a desburocratização e a otimização de processos capazes de colocar a empresa em convergência com o que há de mais novo no universo do Comex.

Assim, a simplificação do Comércio Exterior é obrigatória para que as operações não caiam em uma lentidão prejudicial.

Nós da Amazon FF temos a simplificação dos processos como principal objetivo no atendimento aos nossos clientes.

Como a simplificação do Comércio Exterior pode trazer mais competitividade para sua empresa

A operação comercial entre países sempre foi bastante complicada e burocrática. Isso, porém, vem ganhando um novo cenário à medida que as empresas e entidades de comércio exterior e logística internacional simplificam e geram mais agilidade nos processos morosos.

Como dito anteriormente, em um mercado cada vez mais global, investir em automação de processos é garantia de agilidade, eficiência operacional, inovação, inteligência competitiva e resultados mais expressivos para o comércio exterior.

Portanto, nesta que é uma atividade extremamente competitiva e desafiadora, os gestores precisam otimizar recursos e proporcionar alta performance aos processos. Com isso, garantirão mais resultados para as operações nas empresas.

A tecnologia, sem dúvidas, cumpre uma função conciliadora entre a empresa e o Governo Federal. Com a mudança de mentalidade em empresas e em entidades, será possível construir um cenário de Comex brasileiro que favoreça o crescimento do setor em nosso país!

Existem várias formas de inserir a simplificação e modernização no cotidiano operacional da sua empresa de Comex e torná-la ainda mais competitiva.

Confira alguns exemplos:

  • Automação nas empresas de comércio exterior: protocolos de armazenamento de dados organizados em nuvem, permitindo a fácil localização de documentos;
  • Gerenciamento de riscos e compliance: grupos de trabalhos específicos para a elaboração de políticas de compliance confiáveis;
  • Sistemas inteligentes de gestão: diminuição de burocracias e modernização de processos.

Inove para ver crescer!

O mercado mundial de Comércio Exterior está constantemente passando por transformações. E, nas mais recentes mudanças, a tecnologia tem dado o tom e conduzido as novas formas de empreender.

Além disso, a necessidade de inovação e a exigência de mais agilidade por parte das empresas tem gerado uma corrida por profissionais especializados para acompanhar essa evolução.

Isso porque se adaptar é essencial e urgente! Deixar para depois pode gerar prejuízo para a companhia.

Por isso, é cada vez mais inadiável que os empresários do setor incorporem a necessidade por inovação e sigam as novas tendências.

Conte sempre com a Amazon FF para trazer soluções inovadoras e tecnológicas para transações de Comércio Exterior, sempre alinhada às mais modernas práticas do setor.

Aqui, as relações são de confiança e assumimos nosso compromisso de sermos justos nas negociações, verdadeiros no atendimento e claros nas informações.

Conheça as nossas soluções.