Você investe ou está interessado na exportação do agronegócio?
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo, servindo mais de 200 países.

No último ano, a exportação do agronegócio movimentou U$$ 102,4 bilhões, superando o recorde anterior registrado em 2018, de U$$ 101,2 bilhões. Por outro lado, os produtores brasileiros enfrentaram alta de mais de 100% nos custos com fertilizantes para soja e milho.

Continue a leitura e confira as principais oportunidades do setor.

Principais produtos exportados pelo agronegócio brasileiro

A exportação do agronegócio produz, atualmente, mais de 1 milhão de toneladas por ano. Os principais produtos exportados são frutas (como açaí, abacaxi, maçã etc), proteína animal, grãos, raízes, carnes e algodão.

O principal produto da exportação do agronegócio em 2021 foi a soja em grãos, com 86,628 milhões de toneladas exportadas, aumento de 5,2% em relação a 2020.

A carne bovina in natura vem em seguida, com receita de US$ 1,1 bilhão em setembro/2021, elevação de 85,7% frente a setembro de 2020.

Açúcar de cana em bruto, carne de frango in natura e farelo de soja completam o ranking dos cinco produtos mais exportados em setembro.

Em relação aos mercados, 68,2% das exportações brasileiras do agronegócio foram destinadas a dez países em setembro. O principal destino foi a China, com participação de 32,4% do total dos embarques.

A União Europeia, segundo principal comprador, respondeu por 15%, seguida por Estados Unidos (7%). Completam a lista dos principais destinos: Japão (2,9%); Coreia do Sul (2,0%); Emirados Árabes Unidos (1,9%); Irã (1,9%); Vietnã (1,8%); Tailândia (1,7%) e Hong Kong (1,6%).

Quais os benefícios da exportação do agronegócio?

A exportação do agronegócio é considerada essencial para a economia e as projeções têm sido mais animadoras do que para outros setores. Afinal, o agronegócio se tornou um dos pilares da economia brasileira.

Para quem investe nas exportações, os benefícios são vários, dentre eles:

  • Atuação em novos mercados;
  • Aumento e diversificação da carteira de clientes;
  • Alternativas em tempos de crise;
  • Adequação a procedimentos e exigências de outros países, com ganhos no mercado interno.

Contudo, há de se ter em conta que uma parcela muito alta das exportações totais do agronegócio brasileiro é composta apenas de conteúdo doméstico. Isso ocorre porque o Brasil concentra suas exportações na produção primária, enviando ao exterior matérias-primas, como grãos, ou produtos pouco elaborados, como carnes, de alto conteúdo doméstico.

Desta forma, quem pensa em investir na exportação do agronegócio e se preocupar em diversificar, especializar e agregar valor à produção agropecuária nacional, estará na vanguarda.

Estudos indicam perspectivas de redução da demanda por produtos agropecuários pouco elaborados e de baixa elasticidade de renda, em particular pós-2030. Assim, surgirá a necessidade de novos produtos e novos processos, e grandes riscos para os exportadores excessivamente centrados na produção primária ou em produtos pouco elaborados.

A importância da logística certa exportação do agronegócio

Por lidarem com produtos que possuem o preço dado pelo mercado e que o ganho ocorre com a larga escala de comercialização, é preciso que as empresas de agronegócio contem com serviços especializados para a exportação.

Assim, contarão com suporte para as atividades de armazenamento, processamento e distribuição das commodities agrícolas. Não há como o próprio produtor suportar todos os riscos e providências para para a identificação de mercados externos.

Requisitos para a exportação de alimentos

Para exportação de alimentos, a empresa deve primeiramente ser habilitada pela Receita Federal, preenchendo certos requisitos, além de cumprir regras e normas.

A logística também é essencial, para garantir a qualidade e segurança dos produtos produzidos nacionalmente.

Principais documentos para exportação de alimentos

Confira a documentação necessária para esse tipo de operação:

Fatura Pró-Forma

Procedimento necessário para que o importador possa abrir uma carta de crédito para remessa de valores. O documento deve ser apresentado pelo exportador ao importador no idioma do país de origem, com as informações sobre a mercadoria, como quantidade, preço, transporte, embalagem, forma de pagamento e condições de venda.

Nota Fiscal

Precisa acompanhar a carga, desde a saída do seu estabelecimento até a chegada no local de embarque para o exterior.

Fatura Comercial – Commercial Invoice

Representa a operação comercial, em que precisam constar todas as informações iniciais que foram declaradas na fatura Pró-Forma, além de outras que confirmem a realização da exportação.

Certificado de Embarque

Contrato de transporte e o comprovante de entrega da mercadoria, emitido pela companhia ou agente como prova do embarque.

Romaneio

Packing List, precisa ser preenchido pelo exportador. Nele é listado os volumes e descrito seus conteúdos.

Certificado de Origem

Prova que o produto é, de fato, originário do país exportador.

Brasil é o país que mais exporta alimentos industrializados com alta segurança

O Brasil cumpre a legislação sanitária internacional e exporta alimentos industrializados com segurança para 190 países. A legislação brasileira para exportação exige a Certidão de Exportação de Alimentos – documentação para autorizar a entrada de produtos importados no país de destino.

Outra exigência é o cadastramento no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR) – obrigatório para todas as empresas que realizam atividades de importação ou de exportação. Os documentos de embarque de remessa e notas fiscais também devem ser providenciados.

Embalagens de produtos processados

Além da documentação, também é preciso ter cuidados com as embalagens para exportação. Alguns países não recebem produtos armazenados em embalagens não-ecológicas.

Conte com os diferenciais Amazon FF

Nós da Amazon Freight Forwarders atuamos no mercado oferecendo a solução ideal para cada necessidade, cuidando da sua exportação, do carregamento até a entrega do produto ao destino final.

Aliamos inteligência aduaneira às melhores práticas internacionais, garantindo segurança e tranquilidade, além de preços super competitivos.

Ficou interessado?
Entre em contato conosco e solicite uma cotação.