Você sabia que até mesmo as pequenas empresas podem vender suas mercadorias para o mercado internacional? Isso mesmo! Sem medo de arriscar e dando um passo de cada vez, sua empresa pode ampliar as fronteiras, exportando produtos e penetrando no mercado internacional, com resultados de negócio ainda melhores. Após fazer um estudo estratégico de mercado, é possível começar a traçar estratégias de exportação.
É preciso que algumas questões estejam claras, como por exemplo:
- Para onde você quer levar os seus produtos?
- Qual é seu objetivo da exportação?
- Como funciona a importação nesse país?
- Quais são os aspectos culturais e econômicos nesse país?
- Qual é a melhor logística?
- Quais as exigências do país com relação à documentação
- Quais as exigências em relação ao produto?
Em termos burocráticos, para se ter a permissão para ser uma exportadora, a empresa precisa estar totalmente regularizada, sendo necessário:
- Que o Responsável pela empresa perante a RFB, possua e-CPF.
- Que a empresa tenha aderido ao DTE (domicílio tributário eletrônico), no E-CAC da RFB.
Cumprindo esses dois requisitos, a empresa estará apta a tirar o RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) que pode ser feito online no site da RFB e fica pronto automaticamente. Tendo o RADAR, a empresa então poderá dar o próximo passo e efetivar suas vendas no mercado internacional.
Abaixo, os principais documentos pertinentes aos embarques de exportação:
- Nota fiscal, que deve estar junto ao produto desde a saída da mercadoria e deve ser emitida em reais.
- Registro de operação de crédito, caso seja feita de maneira financiada.
- Registro de venda, caso haja negociação em bolsas internacionais.
- Despacho aduaneiro de exportação (através da DU-E- Declaração Única de Exportação), que confirma as informações fornecidas.
- Conhecimento de embarque, emitido pela empresa de transporte e que trata sobre a ciência do embarque.
- Fatura comercial, que contém todos os dados sobre a exportação que são utilizados pelo importador.
- Romaneio (ou packing list, em inglês), que tem como objetivo facilitar a fiscalização aduaneira na origem e no destino.
Definição da forma de pagamento
Registro de operação de crédito, caso seja feita de maneira financiada.
Registro de venda, caso haja negociação em bolsas internacionais.
O melhor momento de investir na exportação
Além destas questões legais, é muito importante realizar um levantamento financeiro. Para isso, é necessário que seja avaliado o melhor momento de investir na exportação. Recomendamos, portanto, que seja feito um planejamento financeiro e calculados os gastos da exportação e projeções de lucros.
Certamente, a ajuda de um especialista em comércio no exterior é fundamental para a organização logística, financeira e estratégica necessária para a sua empresa crescer de forma saudável e dentro da lei.
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