Você sabia que até mesmo as pequenas empresas podem vender suas mercadorias para o mercado internacional? Isso mesmo! Sem medo de arriscar e dando um passo de cada vez, sua empresa pode ampliar as fronteiras, exportando produtos e penetrando no mercado internacional, com resultados de negócio ainda melhores. Após fazer um estudo estratégico de mercado, é possível começar a traçar estratégias de exportação. 

É preciso que algumas questões estejam claras, como por exemplo: 

  • Para onde você quer levar os seus produtos? 
  • Qual é seu objetivo da exportação? 
  • Como funciona a importação nesse país? 
  • Quais são os aspectos culturais e econômicos nesse país?
  • Qual é a melhor logística? 
  • Quais as exigências do país com relação à documentação 
  • Quais as exigências em relação ao produto? 

Em termos burocráticos, para se ter a permissão para ser uma exportadora, a empresa precisa estar totalmente regularizada, sendo necessário:

  1. Que o Responsável pela empresa perante a RFB, possua e-CPF.
  2. Que a empresa tenha aderido ao DTE (domicílio tributário eletrônico), no E-CAC da RFB.

Cumprindo esses dois requisitos, a empresa estará apta a tirar o RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) que pode ser feito online no site da RFB e fica pronto automaticamente. Tendo o RADAR, a empresa então poderá dar o próximo passo e efetivar suas vendas no mercado internacional.

Abaixo, os principais documentos pertinentes aos embarques de exportação:

  • Nota fiscal, que deve estar junto ao produto desde a saída da mercadoria e deve ser emitida em reais.
  • Registro de operação de crédito, caso seja feita de maneira financiada.
  • Registro de venda, caso haja negociação em bolsas internacionais.
  • Despacho aduaneiro de exportação (através da DU-E- Declaração Única de Exportação), que confirma as informações fornecidas.
  • Conhecimento de embarque, emitido pela empresa de transporte e que trata sobre a ciência do embarque.
  • Fatura comercial, que contém todos os dados sobre a exportação que são utilizados pelo importador.
  • Romaneio (ou packing list, em inglês), que tem como objetivo facilitar a fiscalização aduaneira na origem e no destino.

 

Definição da forma de pagamento
Registro de operação de crédito, caso seja feita de maneira financiada.
Registro de venda, caso haja negociação em bolsas internacionais.

 

O melhor momento de investir na exportação 

Além destas questões legais, é muito importante realizar um levantamento financeiro. Para isso, é necessário que seja avaliado o melhor momento de investir na exportação. Recomendamos, portanto, que seja feito um planejamento financeiro e calculados os gastos da exportação e projeções de lucros. 

Certamente, a ajuda de um especialista em comércio no exterior é fundamental para a organização logística, financeira e estratégica necessária para a sua empresa crescer de forma saudável e dentro da lei. 

 

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