Os feriados na China resultam sempre em grande impacto globalmente. Além do Ano Novo Chinês, diversos outros feriados interferem diretamente nas importações e exportações ao longo do ano.
Por isso, a importância de programar seu embarque com antecedência para evitar problemas com falta de espaços.
Continue a leitura para conferir quais são os feriados na China e como essas datas afetarão o fluxo de comércio e logística no mundo.
Principais feriados na China
A China é um país que respeita e valoriza muito suas tradições religiosas e datas históricas. Portanto, muitos de seus marcos são acompanhados por um feriado de negócios ou do setor de educação e estado, que pode abranger de um dia a uma semana inteira.
Todos os anos, na China, são celebradas seis datas em que a população desfruta de curtas férias e nas quais praticamente todas as atividades educacionais, industriais ou comerciais são suspensas.
Para quem trabalha com comércio exterior, é muito importante estar atento aos feriados na China, principalmente em datas importantes como o Ano Novo. Isso porque podem acontecer possíveis transtornos em relação aos prazos de entrega das importações, que podem acarretar muitos prejuízos.
Listamos os principais feriados nacionais que se comemoram na China com encerramento de atividades e feriados coletivos:
- Ano Novo Chinês: 31 de janeiro a 6 de fevereiro em 2022;
- Festival Qingming: 4 de abril de 2022, mas inclui um feriado nacional importante que vai de 3 a 5 de abril;
- Dia do Trabalhador: 1º de maio. Em 2022, são esperadas “férias coletivas” de três dias nesse período;
- Festival do Barco-Dragão: 3 de junho de 2022. Este festival faz parte do Festival Duanwu, que inclui a cessação das atividades produtivas e escolares de 3 a 5 de junho;
- Festival do Meio Outono ou Festival da Lua: 10 de setembro com feriado nacional de 9 a 11 deste mês;
- Dia Nacional da China: 1º de outubro: É a festa mais importante após o Ano Novo Chinês e costuma durar pelo menos uma semana: é a “Semana de Ouro”.
Quais os principais impactos dos feriados na China?
Diferentemente da maioria dos países ocidentais, os principais feriados na China não se limitam a apenas um dia, mas podem durar de 3 a 7 dias consecutivos. Além disso, é preciso estar atento, já que algumas dessas datas variam de ano para ano, pois são medidas de acordo com o calendário lunar e não pelo calendário solar, como é feito no Ocidente. Portanto, os feriados da China em 2022 serão diferentes daqueles de 2021 e dos anos anteriores.
Todos sabemos que o país é um grande polo comercial mundial e concentra milhões de movimentações diárias saindo com destinos espalhados por todo o mundo. A sobrecarga ocasionada pelos feriados impacta os terminais de despacho, gerando atrasos com a alta demanda e consequentemente o aumento do preço do frete.
Embarques e fretes
Para proteger seus negócios, muitas empresas aumentam o embarque de produtos antes dessas datas, gerando um colapso nos sistemas de transporte aéreo, terrestre e marítimo. Além disso, os preços de frete tendem a aumentar devido à alta demanda e, para receber sua mercadoria no período definido, você deve ter disponibilidade para pagar preços muito mais altos.
Atualmente, grande parte do nível de produção pré-pandemia foi recuperado, mas a China continua enfrentando o problema de escassez de contêineres e de espaço de carga marítima. Por isso, especialistas sugerem que é bem possível que se repita a situação vivida no ano novo chinês de 2021.
A retomada da produção combinada a um déficit na capacidade de transporte marítimo e terrestre pode gerar sérios problemas aos exportadores deste país e seus clientes estrangeiros, existindo risco de colapso. Mais um alerta para que todos os embarques sejam programados com antecedência.
Confira a lista dos principais produtos que o Brasil importa da China
A China é o principal parceiro comercial do Brasil há anos e em 2020 foi o país de onde mais Importamos Mercadoria. Em 2020, 21,9 % de nossas Importações vieram da China. Já em 2021 (até o mês de setembro), 21,5% de nossas importações foram originadas do país.
Entre os principais produtos, estão:
- Equipamentos de telecomunicações
- Válvulas e tubos termiônicas
- Plataformas e estruturas flutuantes
- Compostos organo-inorgânicos
- Demais produtos – Indústria de Transformação
- Máquinas e aparelhos elétricos
- Aparelhos elétricos para ligação
- Peças e acessórios para escritório
- Medicamentos e produtos farmacêuticos, exceto veterinários
- Máquinas de energia elétrica
- Partes e acessórios de veículos automotivos
- Inseticidas, formicidas, herbicidas e produtos semelhantes
- Adubos ou fertilizantes
- Compostos de função nitrogênio
- Equipamentos elétricos e não elétricos para uso doméstico
A melhor logística para importar da China durante todo o ano
Em todo o processo de importação da China é necessário planejamento, expertise e boa logística para o seu negócio. Isso porque o processo de importação não é uma tarefa simples e requer conhecimento de uma empresa especializada sobre aspectos logísticos, burocráticos, tributários e econômicos, principalmente na questão de segurança.
Por isso, é importante contar com uma empresa especializada que possa auxiliar no processo de importação da China com coleta e análise de dados, desenvolvimento de fornecedores, cotação de frete em todos os modais e ferramentas que oportunizam o acompanhamento integral da carga, desde a negociação até a chegada no destino.
Quer tranquilidade, a melhor solução logística com segurança, eficácia e assertividade?
Entre em contato com a Amazon FF.
Conte com a Amazon FF para soluções
É cada vez mais importante contar com quem tem expertise em Comércio Exterior para não cair em armadilhas como as impostas pelos feriados da China.
Conte sempre com a Amazon FF para trazer soluções inovadoras e tecnológicas para transações de Comércio Exterior, sempre alinhada às mais modernas práticas do setor.
Aqui, as relações são de confiança e assumimos nosso compromisso de sermos justos nas negociações, verdadeiros no atendimento e claros nas informações.
Solicite cotação clicando aqui