Conhecer as diferenças entre o frete CIF e o FOB é indispensável para a garantia de uma boa negociação.
Os gastos com transporte geralmente respondem por uma significativa fatia dos custos das empresas. Por isso, ter informações sobre como escolher a melhor opção de frete de acordo com as necessidades da sua operação logística oferece inúmeros benefícios.
Recentemente, uma adequação nos padrões internacionais de registro de transações comerciais com o exterior foi a novidade introduzida nos registros da balança comercial. Assim, o cálculo passou a contabilizar as exportações pelo seu valor FOB, enquanto as importações passam a ser registradas pelo valor CIF.
Aproveitando esse gancho, vamos explicar a seguir o que essas siglas significam e as principais características de cada uma dessas modalidades de frete. Continue com a leitura para saber mais!
O que é o frete FOB?
FOB vem da sigla em inglês Free on board, que significa “livre a bordo”. Neste tipo de frete, toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente, incluindo os riscos e os custos.
É, portanto, uma boa alternativa para quem vende, já que a sua responsabilidade termina assim que a mercadoria é despachada.
Outra característica do frete FOB é que o custo pelo transporte não está embutido no valor cobrado pela mercadoria.
Vantagens do frete FOB
- O frete FOB é mais vantajoso quando a transação de compra e venda é realizada entre duas empresas, nas entregas conhecidas como B2B (business to business);
- Esse tipo de frete também é muito utilizado em indústrias, quando as empresas já possuem a sua própria rede logística ou contrato com transportadoras.
O que é frete CIF?
CIF vem da sigla em inglês Cost, Insurance and Freight e significa “custo, seguro e frete”. Neste caso, todo o transporte da mercadoria, incluindo os custos e riscos, são de total responsabilidade do vendedor.
Com relação aos custos, o produto geralmente já é ofertado para o cliente com o valor de frete incluído no valor total do produto. Desta forma, ele não vem discriminado na nota fiscal.
Vantagens do frete CIF
Esta modalidade é mais vantajosa nas transações comerciais em que a mercadoria é vendida diretamente para o consumidor final.
- O frete CIF é bastante comum no e-commerce (venda de mercadorias online);
- Pode ser um grande diferencial para o vendedor e fazer com que ele saia na frente dos seus concorrentes.
Veja na tabela abaixo um resumo das principais diferenças:
Esses são os principais pontos relacionados às modalidades de fretes FOB e CIF. Fique atento na hora de entender qual a melhor opção para a sua empresa. Conforme descrito no texto, existem diferenças entre as modalidades, e o seu negócio pode aproveitar melhor essas vantagens se você fizer a decisão certa.
A Amazon FF ajuda você a reduzir custos no transporte e logística. Contamos com uma rede de agentes fortes localmente, garantindo a segurança e agilidade nos embarques. Através das negociações da Amazon Freight Forwarders, possibilitamos a oferta de tarifas competitivas para os nossos clientes. Solicite uma cotação.