Sua empresa tem negócios de importação ou exportação para a Itália? Então fique atento!

A Itália é um importante parceiro comercial do Brasil, ocupando a 10ª colocação no Ranking das Importações Brasileiras e a 13ª posição no Ranking das Exportações Brasileiras. Anualmente, em 15 de agosto, inicia o feriado nacional Ferragosto, marcando o início de duas semanas de férias para a grande maioria da população e trazendo impactos nas operações de comércio exterior, de forma geral, desde o começo do mês.

A data está próxima e chamamos a atenção para a necessidade de antecipar os embarques de mercadorias para o país italiano, ou mesmo reservar espaços nos aviões e navios – visto que já são escassos. Se você tem alguma troca comercial para realizar com empresas italianas nos próximos dias, fale conosco para garantirmos os prazos necessários.

Afinal, o que é o feriado de Ferragosto?

O Ferragosto é um feriado em dia 15 de agosto que marca o início das férias gerais dos italianos. Os empregados recebem férias, grandes e pequenos empresários escolhem fechar os seus negócios e praticamente todos querem curtir as praias.

A história do Ferragosto começou na Roma Antiga com as comemorações das Feriae Augusti, instituído pelo Imperador Augusto em 18 a.C. para celebrar o final das colheitas. Festas, banquetes, jogos e corridas de cavalo aconteciam durante este feriado e os trabalhadores podiam descansar e se divertir, pois todos estavam de folga! Atravessou os séculos e é tradição permanece até hoje.