Utilização do container NOR ainda é um tabu para muitos importadores brasileiros, seja por falta de conhecimento ou por medo dos riscos envolvidos.

O Brasil é um grande exportador de carne bovina, suína e de frango para a China e outros países da Ásia, que é nosso maior parceiro comercial. Essas exportações representam mais de 5% da nossa balança de exportação para esta região. Além disso, também somos grandes exportadores de frutas.

Acontece que todos esses produtos precisam de algum tipo de controle de temperatura e, por este motivo, o Brasil demanda uma grande quantidade de container Reefer em seus terminais. Em contrapartida, quase tudo que a China exporta para o Brasil são produtos manufaturados e carga seca geral, que não demanda um controle específico na temperatura. Isso causa um descompasso entre os containers que são utilizados nessas transferências de produtos, gerando um alto custo logístico, com o transporte de containers vazios dentro dos navios, impactando diretamente no frete do consumidor final.

Diante desta problemática, a solução que os armadores encontraram para fazer o reposicionamento dos containers refrigerados foi vendê-los como container NOR – Non-Operating Reefer. O container NOR é a unidade de container Reefer que permanece desligada durante todo o trajeto, sendo muito utilizado para importação de carga geral seca e não restrita.

Com isso, ao invés de mandar quantidades enormes de containers refrigerados vazios para o Brasil, é possível utilizá-los desligados para acomodar carga seca, aquelas que não exigem controle específico de temperatura. O maior benefício na utilização desses equipamentos está diretamente ligado ao preço reduzido do frete, que costuma ser até 40% mais barato que o Dry, dependendo da época do ano. Além disso, quanto mais container NOR contratado, menor o custo com reposicionamento e, consequentemente, menor custo operacional do navio.

Alguns cuidados devem ser levados em conta

Antes de contratar um container NOR, é necessário avaliar o tipo de mercadoria a ser transportada. Isso porque a parede interna possui um isolamento térmico feito de poliuretano e revestido com alumínio ou aço inoxidável que pode ser estragada dependendo o tipo de carga ou amarração utilizada e o custo de um reparo por uma avaria é mais elevado que de um container Dry.

Além disso, o container NOR proporciona isolamento térmico e é completamente vedado contra a entrada de humidade e ar externo. Por conta disso, se uma mercadoria ou embalagem for estufada com muita humidade ou mesmo molhada, isso deve se condensar dentro do container durante os vários dias que a carga ficará no mar e pode provocar problemas na mercadoria.

Outro ponto importante é que um container NOR tem uma diferença de até 9m³ menor que um container 40’ HC, por exemplo. Então é importante checar se o espaço interno é suficiente para acomodar a mercadoria.

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